30 de mayo de 2016

Educação a distância e tutoria: uma análise a partir das interações do tutor com o professor-formador e com o professor-cursista

Educação a distância e tutoria: uma análise a partir das interações do tutor com o professor-formador e com o professor-cursista

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Raquel Rosan Christino Gitahy, Marilucia Ricieri

Resumen


A Educação a Distância encontra-se em crescimento e os profissionais envolvidos no processo precisam capacitar-se para acompanhar a evolução da tecnologia e da metodologia do ensino. Entre esses profissionais, encontra-se o professor-tutor, cujas funções são orientar, estimular, motivar e construir com o aluno sua trajetória de aprendizagem. Nessa perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo conhecer como o curso denominado “Formação de Tutores” prepara o participante para “ser tutor”; e a segunda situação consistiu em pesquisar como foi a atuação desses tutores, enquanto mediadores e orientadores no curso “Tecnologia Assistiva–4ª ed.” da Universidade Estadual Paulista, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, na modalidade da Educação a Distância. Definiu-se a pesquisa de acordo com os conceitos da abordagem qualitativa. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica e, posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro tutores que realizaram o curso de formação e atuaram no curso “Tecnologia Assistiva”. Complementando a coleta dos dados, recorreu-se à análise dos materiais pedagógicos, bem como a apreciação das interações e mediações ocorridas entre professor-formador e tutores, e tutores e professores-cursistas nos fóruns e demais ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A análise das informações e dos dados obtidos possibilitou identificar que os tutores se capacitaram e se prepararam para cumprir de forma adequada e eficaz as atividades de ensinar, mediar e orientar os professores-cursistas. Quanto às categorias de comportamento, consideradas na análise: identificar problemas, dar feedback, ter autonomia e promover a interação, percebeu-se que identificar problemas, promover interação e dar feedback foram assinalados nas interações entre tutor-cursista e tutor-formador nos registros dos fóruns e chats do ambiente virtual de aprendizagem, identificou-se ainda que os tutores agiram com autonomia durante sua atuação no curso de Tecnologia Assistiva.

Palabras clave


Ambiente virtual de aprendizagem; atuação do tutor; educação a distância; formação de tutores; mediação pedagógica.

Referencias


Abreu-e-Lima, D. M., e Alves, M. N. (2011). O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Pro-Posições, 22(2) (65), 189-205, Campinas/SP.
Almeida, M. E. B. (2011). Educação, Ambientes virtuais e interatividade. In M. Silva, (Org.), Educação on line – teorias, práticas, legislação, formação corporativa (pp. 203-232). São Paulo: Loyola Jesuítas.
Belloni, M. L. (2006). Educação a Distância. 4. ed. Campinas: Autores Associados. Bentes, R. F. (2009). A avaliação do tutor. In M. Formiga, e F. M. Litto, (Orgs.), Educação a Distância – o estado da arte (pp. 166-170). São Paulo: Pearson Education do Brasil.
Emerenciano, M. S., Souza, C. A., e Freitas, L. G. (2001). Ser Presença como Educador, Professor e Tutor. Colabor@–Revista Digital da CVA–Ricesu, 1(1), 4-11. Curitiba. Recuperado de http://www. ricesu.com.br/colabora/n1/artigos/n_1/ id02.pdf. Formiga, M., e Litto, F. M. (Orgs.). (2009). Educação a Distância – o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil.
Leite, S. A. S., e Tassoni, E. C. M. (2012). A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. Recuperado de www. fe.unicamp.br/alle/textos/SASLAAfetividadeemSaladeAula.pdf
Litto, F. M. (Coord.). (2012). Competências para educação a distância: referenciais teóricos e instrumentos para validação. ABED. Projetos Competências para a Educação a Distância. Recuperado de http://www2.abed.org.br/documentos/ ArquivoDocumento712.doc.
Maia, C., e Mattar, J. (2007). ABC da EAD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall. Mattar, J. (2009). Interatividade a aprendizagem. In M. Formiga, e F. M. Litto, (Orgs.), Educação a Distância – o estado da arte (pp. 112-120). São Paulo: Pearson Education do Brasil.
Masseto, M. T. (2011). Mediação Pedagógica e o uso da tecnologia. In J. M. Moran, M.T. Masseto, e M. A. Behrens. Novas tecnologias e mediação pedagógica. (pp. 133-173). 19. ed. Campinas: Papirus.
Moore, M. G., e Kearsley, G. (2010). Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning.
Moran, J. M. (2011). Contribuições para uma pedagogia da educação online. In M. Silva, (Org.), Educação on-line – teorias, práticas, legislação, formação corporativa (pp. 41-52). São Paulo: Loyola Jesuítas.
Moran, J. M., Masseto, M. T., e Behrens, M. A. (2011). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19. ed. Campinas: Papirus.
Piaget, J. (1972). Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense.
Silva Gomes de Oliveira, E. (2007). Ação docente na educação à distância: competências para a mediação em rede. Revista Electrónica Teoría de la Educación. Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, 8(2), 69-85. Recupearao de http://www.redalyc.org/ redalyc/pdf/2010/ 201017334005.pdf
Silva, M. (Org.). (2011). Educação on-line – teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola Jesuítas.


DOI: http://dx.doi.org/10.5944/ried.18.1.13816