10 de marzo de 2015

A construção de um curso de formação de professores na modalidade EAD: conduzindo o barco entre tempestades e abrolhos

A construção de um curso de formação de professores na modalidade EAD: conduzindo o barco entre tempestades e abrolhos

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira

Resumo


O artigo apresenta uma proposta inovadora em formação de professores, gerada pelo CEDERJ - Centro Universitário de Educação à Distância - no Rio de Janeiro. O Centro Universitário foi criado através de um consórcio entre as universidades públicas sediadas no Rio de Janeiro, com o objetivo fundamental de aumentar a oferta de vagas em cursos de graduação e pós-graduação no Estado do Rio de Janeiro. A metáfora central escolhida foi a de uma viagem de barco, em que as dificuldades são comparadas aos abrolhos que podem impedir a chegada ao porto. A primeira parte do texto evidencia questões legais e conceituais em Educação a Distância (EAD), como a constituição de novos ambientes educativos, a atuação do professor nessa modalidade de ensino e a multiplicidade de recursos e possibilidades que apresenta. A segunda parte descreve a constituição e o desenvolvimento do CEDERJ, e a parceria entre duas universidades públicas (UERJ e UNIRIO), em um curso absolutamente novo: Pedagogia - Licenciatura para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave


Educação; Educação a Distância; formação de professores; educação continuada.

Texto Completo:

PDF (ESPAÑOL)


DOI: 

http://dx.doi.org/10.5944/ried.5.2.1123