19 de febrero de 2015

Levantamento do perfil do aluno no ensino a distância: processo e aplicações

Levantamento do perfil do aluno no ensino a distância: processo e aplicações


Nelly Moulin, André Monat


Resumo


O propósito do artigo é apresentar a sistemática de levantamento do perfil sócio-cultural e educacional do aluno adotada desde a década de 80 por professores que trabalham como tutores nos cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) a distância, no modalidade semi-presencial, da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO. Além de possibilitar a oferta de um tratamento diferenciado, ao identificar os conhecimentos já dominados pelo aluno, o perfil acadêmico permite que o ensino comece a partir desse ponto em direção a uma real ampliação de conhecimentos. Informações fornecidas pelos alunos sobre o contexto e os problemas que ocorram no âmbito profissional, também contribuem para tornar mais efetiva a ação da tutoria. O artigo descreve o modo como é feito o levantamento do perfil, os seus objetivos, e sugere diversas formas de aplicação dos dados e informações obtidas.

Palavras-chave:


Perfil sócio-cultural do aluno no ensino a distância; perfil acadêmico do aluno no ensino a distância; identificação do perfil do aluno no ensino a distância.

Texto completo:

PDF

DOI: 


http://dx.doi.org/10.5944/ried.3.2.1976